RUBIACEAE

Galium humile Cham. & Schltdl.

Como citar:

; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Galium humile (RUBIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

94.656,852 Km2

AOO:

64,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Espécie não endêmica do Brasil; ocorre nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Pessoa; Zappi, 2012). Não foi mais coleta em São Paulo, desde 1918 (Jung-Mendaçolli; Cabral, 2007).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador:
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie com ampla distribuição no Sul do Brasil. Planta herbácea prostrada, de áreas abertas e úmidas. Tem sido coletada na última década em Estados diferentes. Encontrada no Parque Nacional Aparados da Serra, RS. Espécie dependente de medidas de conservação. Embora não ameaçada em sua distribuição global, avaliações regionais podem indicar risco de extinção local uma vez que sua distribuição conhecida é de forma pontual e disjunta. Há ocorrências para áreas urbanizadas, com coletas antigas da década de 1970.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Ferreira; Setubal (2009) estimaram a cobertura absoluta da espécie em 2,6% em campo do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em floresta ombrófila mista e formações campestres (Zappi et al., 2009); em locais brejosos, entre gramíneas e musgos (Jung-Mendaçolli; Cabral,, 2007).
Detalhes: Ervas prostradas, emaranhadas. Coletada com flores em agosto, outubro e novembro, com frutos em outubro e novembro (Jung-Mendaçolli et al.,2007). Pioneira, polinização por zoofilia e dispersão zoocórica (Guinle, 2006).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Considerada Vulnerável (VU) pela Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP,2004).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Considerada uma espécie Rara pela Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR,1995).